d

Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula euripidis, hinc partem ei est. Eos ei nisl graecis, vix aperiri consequat an.

In. Fb. Tw. Be. Db. Li.

Maneiras de Sever

/ / Maneiras de Sever

Maneiras de Sever

O Maneiras de Sever é um projeto de Design para a Inovação Social que nasceu fruto da parceria entre o Mestrado em Design da Universidade de Aveiro (por Pedro Fragoso Lopes – Fundador da Cachupa) e a Fundação de Edite Costa Matos – Mão Amiga, com o objetivo de fixar a população jovem do concelho de Sever do Vouga, através do reconhecimento e de sentimento de pertença pelo território, com auxílio de ferramentas multimédia.

A MARCA

Em 2013, a marca Maneiras de Sever, foi desenvolvida de acordo o conceito do projeto, que previa a introdução da Fotografia, do Som e do Vídeo como forma de representação do território. Os dois círculos de cores ciano e magenta, representam a fotografia e o som, e que se intersectam verticalmente, criando uma área semelhante a um olho, significando não só o “Ver” que tanto se quer com este projeto, mas também a intersecção da imagem e do som, resultando em vídeo.

Na criação gráfica desta marca, surgiu uma questão em relação ao posicionamento das cores – se o magenta em cima e o ciano em baixo, ou vice-versa; ou seja, ao peso visual da marca. Recorreu-se ao método que Kandinsky utilizava para admitir alunos na Bauhaus, que consistia em relacionar três cores – o Magenta, o Ciano
e o Amarelo, com três formas – o Círculo, o Quadrado e o Triângulo. De acordo com a solução correta deste exercício, chegou-se assim à conclusão de que era indiferente a posição, visto que as cores eram equilibradas entre si, não deturpando a leitura da marca.

A 4ª DIMENSÃO

Actualmente, o projeto evoluiu permitindo outras expressões artísticas. A 4ªEdição deste projeto teve como conceito a 4ª dimensão, permitindo estudar a comunicação com elementos tridimensionais, representando a evolução conseguida durante as 3 edições anteriores, bem como fazer ver a maturação permitida por um apoio da Fundação Callouste Gulbenkian, ao abrigo das Academias do Conhecimento.
O argumento que levou a encerrar esta decisão foi o jogo entre o uso do 3d e a quarta edição do evento ser promovida com uma forte incidência na “quarta dimensão”, referência ao evento estar a tomar uma literal nova dimensão, tanto na abordagem do conceito como na inclusão de mais formas de arte nos projetos que os alunos podem desenvolver. A diferença é que desta vez as esferas representam o próprio evento que, conceptualmente, colide com Sever do Vouga criando impacto e dinâmica.
Com o co-financiamento do projeto pela Fundação Callouste Gulbenkian permitiu ao Maneiras ambicionar um publico mais abrangente, e a comunicação da 4ª edição teria de ser apelativa para captar pessoas do concelho de Sever do Vouga e dos concelhos vizinhos. Para isso, foi feita uma aposta na comunicação feita através do Instagram, incluindo a criação de um filtro temático dentro desta app.
Inevitavelmente, uma pandemia global surge, e a comunicação adaptou-se com a criação de um video cancelando as primeiras datas, e divulgando novas datas quando estas foram conhecidas. Mas sobre isto, amanhã ao almoço servimos o prato final.

ACOMPANHAMENTO

Sendo este um projeto desenvolvido desde raiz pelo Fundador deste estúdio (Pedro Fragoso Lopes), está também a cargo da Cachupa Creative Studio a direcção artística do evento, da montagem da exposição e agendamento cultural, bem como do acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos dos alunos participantes, e da formação técnica certificada fornecida aos professores do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga.
Foram dados 5 workshops aos professores, dois dos quais promovidos pela Cachupa – Impressão 3D e Fotografia.
Algumas imagens captadas durante o acompanhamento das turmas participantes nesta edição do Maneiras de Sever. Nota para a participação da cantora Mila Dores que apoiou as turmas do 6º ano durante as aulas de Música.
Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, a exposição dos trabalhos realizados por estes alunos avançou, deixando cair a parte cultural do Maneiras, mas ainda assim, atraindo a atenção da imprensa nacional.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt utla oreet dolore magi aliquam. Proin qual de suis eresto pius sed diam nonummy nibh sollicituin lorem.

Date:

Category:

0